Notícias

Live Arena e Ser Educacional lançam cursos de EAD para fomentar novas profissões da cultura gamer por todo Brasil

Publicado em: 16/04/2019

Por Mirella Ribeiro

Após o grande sucesso da Experiência Imersiva, realizada no fim de 2018, a Live Arena e o Ser Educacional dão mais um passo importante no propósito de fomentar e profissionalizar a cultura gamer com o início da venda dos cursos de Ensino a Distância (EAD). Assim como na experiência presencial, haverá três modalidades: Pro Player (League of Legends), Criador de Conteúdo e Cosplayer & Cosmaker.

As aulas começarão no dia 20 de maio e terão duração entre dois e três meses. Com valores a partir de R$ 300, os alunos vão ter a possibilidade de acompanhar conteúdos exclusivos que exploram as dinâmicas comportamentais e técnicas aplicadas no dia a dia dessas profissões. Nas modalidades Pro Player e Criador de Conteúdo, haverá a disponibilidade de vagas nos níveis iniciante, intermediário e avançado, enquanto a modalidade Cosplayer & Cosmaker contempla um curso geral. Os alunos ainda contarão com uma webconferência (ao vivo) por mês com os professores do curso, além de atividades avaliativas. Confira os detalhes em https://livearena.com.br/.

Devido ao crescimento exponencial do ecossistema gamer, surge no Brasil um movimento sociocultural "sem volta" e, consequentemente, projetos profissionalizantes tornam-se cada vez mais necessários. É com esse pensamento que a nøline, consultoria que administra a Live Arena, em convênio com o Ser Educacional, mantenedor de mais de 60 instituições de ensino superior no Brasil, elaboraram conteúdos didáticos inovadores e exclusivos para o segmento.

"O EAD vai ajudar essa nova geração, que já se identifica com as profissões em torno do universo gamer. A base de profissionais ainda se concentra em poucas cidades, mas o EAD não tem fronteiras. Esperamos que diversas regiões possam mirar novos horizontes. Há muito campo para aprendizado e temos o grande diferencial de desenvolver um conteúdo a partir da combinação entre especialistas da cultura gamer e especialistas da educação", afirma Rodrigo Rivellino, sócio da nøline e idealizador da Live Arena, primeira arena multiuso voltada para games no Brasil.

De acordo com Simone Bérgamo, diretora acadêmica do Ser Educacional, a parceria é uma oportunidade única. "Hoje, o Ser Educacional é referência em cursos EAD com a utilização das mais atualizadas plataformas de estudo e avaliações. A proposta de disponibilizar em EAD os cursos ofertados pela Live Arena e que tem uma proposta tão atual como o universo gamer é também a oportunidade de inclusão e profissionalização de um público que não está presencialmente em São Paulo. Nossas equipes uniram forças para propor o que há de mais moderno e atual nesse universo. São cursos únicos", explica.

O material didático e a grade de ensino foram desenvolvidos por experts e profissionais da cultura gamer, como o Pro Player de LoL e streamer Felipe "YoDa" Noronha; Adriana Noronha, empresária, escritora e educadora; Alessandra Dutra, Mestre em Psicologia com atuação nos eSports e Coordenadora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); Leon Martins, Cosplayer e estilista de moda; Lucas Braga, empresário e ex-Head of Brazil Partnerships da Twitch, Gustavo "Sacy" Rossi, Caio "Loop" Almeida e Jean François "Nuddle" Caron, Pro Players e técnico da Red Canids Kalunga, respectivamente. A plataforma EAD foi desenvolvida por especialistas em educação do Ser Educacional, em convênio com a Live Arena.

"Foram muitos meses de preparação, estímulo ao estudo, ao fazer criativo e também à produção de conhecimento de toda equipe. Após muita troca de conhecimento durante a Experiência Imersiva, melhoramos ainda mais o conteúdo do material didático. Fomentamos um novo movimento no ecossistema gamer, dialogando com a educação. Buscamos inspirar novos talentos e provocar mudanças de cultura e de comportamento. Os cursos da Live Arena passam a ser referência de ensino e pesquisa às novas profissões gamers, tornando-se o ponto de encontro presencial e à distância, de Pro Players, streamers, cosplayers, docentes e tutores. Tenho muito orgulho em dizer que a nøline se torna pioneira do movimento educacional de novas profissões gamers em nosso país. Que possamos abrir mentes e direcionar muitos jovens e adultos daqui para frente", analisa Adriana Noronha, sócia da nøline e uma das idealizadoras do projeto.

Em novembro de 2018, os cursos presenciais, que ocorreram na própria Live Arena, em São Paulo, reuniram quase 100 alunos. Para 2019, haverá a segunda turma dos cursos presenciais (www.livearena.com.br/courses). Felipe YoDa Noronha, sócio da nøline e considerado o maior streamer do Brasil, analisa as possibilidades do mercado de trabalho. “Nos últimos anos, recebi muitas mensagens, não só de fãs do meu trabalho, mas de pessoas que carregam os mesmos sonhos e querem fazer parte desse universo. Sempre digo e repito: não é só mais um joguinho. Existem lacunas que precisam ser preenchidas e fazem falta em eventos, campeonatos e projetos consistentes. Não só podemos, mas precisamos formar novos Pro Players, narradores, comentaristas, streamers, criadores de conteúdo, enfim, diversas outras profissões que compõem este mundo profissional. O mercado está crescendo e, em determinado momento, também precisará se renovar", conclui.

« Voltar

Empresas do grupo

Logo Uninassau Logo Faculdade Maurício de Nassau Logo Faculdade Joaquim Nabuco Instituto Maurício de Nassau Instituto Ser Educacional Unama - Universidade da Amazônia Unama - Universidade da Amazônia Unama - Universidade da Amazônia UNIVERITAS - Centro Universitário
'