Notícias

Trote Legal busca envolver estudantes em ações sociais
29/02/2024 - 16:39

Trote Legal busca envolver estudantes em ações sociais

Nos últimos anos, o trote universitário tem passado por uma significativa evolução, deixando para trás práticas muitas vezes controversas e adotando abordagens positivas e solidárias. No Grupo Ser Educacional, por exemplo, atos de bullying, violência e assédio são proibidos e dão lugar a ações que promovam a integração e o espírito de comunidade entre os estudantes.

Essas ações acontecem dentro do projeto “Trote Legal”, uma atividade nacional que tem por objetivo, semestralmente, incluir os alunos e, ao mesmo tempo, levar saúde e bem-estar para a comunidade. O projeto é realizado por meio de um calendário do Núcleo de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas pelo Ser Educacional.

Este tipo de trote envolve atividades como campanhas de arrecadação de alimentos, doações de sangue, mutirões de limpeza em espaços públicos, visitas a asilos e orfanatos, entre outras iniciativas que visam beneficiar grupos vulneráveis e promover o bem-estar social.

No UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, por exemplo, estão sendo arrecadados potes de vidro com tampa rosqueável (Ex.: recipientes de café solúvel) para o banco de leite da Maternidade Professor Bandeira Filho. A iniciativa faz parte do Trote Legal.

“Nossa iniciativa visa ajudar a maternidade com a demanda dos potes de vidro que serão utilizados para armazenar o leite materno. Contamos com a participação dos nossos acadêmicos, assim como da sociedade em geral, para fazer a diferença na vida de diversas famílias”, comenta Nilzete Santiago, reitora da UNINASSAU Recife.

Na UNINASSAU campi Cacoal e Rondônia, a campanha é voltada para arrecadação de produtos de higiene pessoal, os quais serão destinados a instituições de caridade. Os acadêmicos podem contribuir com a doação de fralda geriátrica, sabonete, escova de dente e creme dental.

“O impacto positivo do Trote Solidário na UNINASSAU vai além das ações realizadas durante o período de integração dos calouros. Muitos estudantes continuam envolvidos em projetos de voluntariado ao longo de todo o ano letivo, inspirados pelo espírito de solidariedade e serviço à comunidade que foi cultivado durante a ação social”, destaca a reitora Rosangela Kiekow da Rosa.

Na UNAMA - Universidade da Amazônia campus Ananindeua, os calouros e veteranos participarão de uma campanha de arrecadação de bolsas de sangue. A atividade tem parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). "Esta campanha ocorre todos os anos. Como o objetivo principal é fomentar a prática nesses cenários de baixos estoques, a UNAMA se coloca como corresponsável para compor esse momento de doação de sangue no município", disse a  coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA, Pamela de Almeida.

De acordo com o diretor de Governança Social do Grupo Ser Educacional, Sergio Murilo Jr, o trote legal, representa uma mudança positiva na cultura estudantil, mostrando que é possível promover integração e espírito de equipe sem recorrer a práticas prejudiciais.

“Ao direcionar a energia dos estudantes para ações positivas e construtivas, essas ações não apenas beneficiam a população, mas também fortalecem os laços entre os universitários, promovendo valores de empatia, cidadania e responsabilidade social”, enfatiza.