Notícias
Ser Educacional é destaque em equidade de gênero
Apesar de o número de mulheres nos cargos de liderança no Brasil vir aumentando nos últimos anos, como mostra o estudo Panorama Mulheres 2023, realizado pelo Talenses Group em conjunto com o Insper, esse crescimento ainda é pequeno e não é acompanhado de um progresso nos demais níveis corporativos.
Segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a média nacional é bastante desigual, com 70% dos empregados sendo homens e 30% mulheres. Mas um dos maiores grupos educacionais do país, o Ser Educacional, tem estado na vanguarda do movimento de igualdade de gênero, promovendo mudanças significativas nas vidas das mulheres, tanto dentro da empresa como em toda a sociedade.
Segundo o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial do grupo Ser Educacional, cerca de 55% do quadro de colaboradores, levando em conta todas as Instituições de Ensino Superior do Grupo, são mulheres. Entre os cargos de liderança, 58% são representados pelo sexo feminino.
“Tenho orgulho em observar esse movimento na nossa empresa como fruto de processos que buscam contratar por competência e sem discriminação. Essa diversidade enriquece nosso ambiente corporativo e é fundamental para impulsionar a inovação. Os esforços começam dentro de casa, com ações buscando propiciar um ambiente inclusivo e diversificado, estimulando o potencial de cada indivíduo independentemente do gênero”, destaca Jânyo Diniz, CEO do Ser Educacional.
O avanço nas contratações de mulheres na empresa, de cargos de liderança a operacionais, é significativo, chegando algumas unidades a ter presença de mais de 70% feminina. “Entre as nossas cinco maiores unidades em termos de colaboradores, a unidade de Santarém (PA) destaca-se com uma participação de 74% de mulheres em cargos de liderança. Dentre as capitais, Salvador (BA) alcança uma participação feminina na liderança de 82%. São números que mostram que a presença das mulheres é muito importante para o Grupo Ser Educacional”, afirma a Diretora de Recursos Humanos do grupo Ser Educacional, Luciana Leão.
Projetos sociais - As ações com foco nas mulheres acontecem também fora da empresa, com o desenvolvimento de iniciativas de responsabilidade social próprias ou em apoio a organizações parceiras. Dessa forma, o Grupo tem realizado projetos que capacitam mulheres em áreas como educação, desenvolvimento pessoal e empreendedorismo.
Os programas “Mãe Esperança” e o “Novas Histórias”, por exemplo, oferecem bolsas de graduação e pós-graduação a mães de filhos com doenças raras e em privação de liberdade, respectivamente. Atualmente, estão sendo ofertadas 400 bolsas de estudo.
Outro projeto de destaque é o Ser Mulher, voltado para vítimas de violência doméstica e realizado em parceria com o grupo Mulheres do Brasil e o Instituto Maria da Penha. Atualmente, ele conta com cerca de 90 beneficiadas realizando cursos de graduação EaD com bolsas de 100%.
“Somos também o primeiro grupo educacional do país a apoiar o Movimento Banco Vermelho, nossa ação mais recente. Além do apoio na distribuição dos bancos pelo país, em cada sala de aula das unidades das Instituições do grupo Ser Educacional, haverá uma cadeira vazia simbolizando uma mulher vítima de feminicídio que poderia estar ocupando-a naquele momento. Também queremos que as nossas unidades se tornem espaços seguros para mulheres vítimas de violência. Por isso, estamos treinando nossos colaboradores para não apenas acolher, mas encaminhar as vítimas para as nossas Clínicas-Escolas de Psicologia”, detalha Sergio Murilo Filho, diretor de Governança Social do grupo Ser Educacional.