Notícias
Congresso de Medicina discute a revolução da Saúde 5.0 em busca de um futuro sustentável
Na noite desta terça-feira (08), no Mar Hotel, teve início o I Congresso Brasileiro de Medicina e o VI Encontro de Iniciação Científica (ENIC), promovido pela UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, campus Boa Viagem. O evento reúne congressistas, incluindo estudantes e profissionais da área, e se estenderá por dois dias de debates com especialistas renomados, oferecendo uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências.
Durante a cerimônia de abertura, foi concedida a Comenda Maurício de Nassau ao Doutor Jones Oliveira de Albuquerque, mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado no Departamento de Física da Universitat Politècnica de Catalunya, na Espanha, e no University College London (UCL). A homenagem é destinada a instituições e personalidades, nacionais ou estrangeiras, que se destacaram no campo educacional ou que prestaram relevantes serviços ao ensino e à cultura brasileira.
O presidente do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU, Jânyo Diniz, participou da abertura do Congresso dando início aos pronunciamentos. "É com enorme satisfação que inauguro este congresso, reunindo profissionais renomados, alunos e docentes para discutir os avanços e desafios da medicina. Ao longo dos próximos dias, teremos uma programação vibrante que nos permitirá explorar novas perspectivas, trocar experiências e nos inspirar. Agradeço aos palestrantes por compartilharem seu conhecimento e desejo a todos um evento produtivo e transformador", discursou.
Após o discurso de Jânyo Diniz, o diretor do curso de Medicina da UNINASSAU, Cláudio Lacerda, fez uma breve fala. "É importante reforçar nossa satisfação em perceber que estamos no caminho certo, com uma instituição contemporânea e consolidada, um corpo docente qualificado e equipamentos modernos. É gratificante ver nossos alunos brilhando nos hospitais, e temos a satisfação de entregar profissionais capacitados à sociedade, como demonstrado pelos novos hospitais conveniados. Desejo a todos um excelente congresso, fruto do carinho e dedicação dos organizadores", afirmou.
Em seguida, o homenageado, Doutor Jones Oliveira de Albuquerque, assumiu o púlpito para a conferência de abertura sobre "Data Science e análise preditiva na medicina: Inteligência Artificial versus geometrias naturais". A palestra destacou como a IA está revolucionando o diagnóstico e tratamento de doenças, inaugurando uma nova era de cuidados mais eficientes e personalizados.
“A utilização da inteligência artificial, aprimorada pela análise geométrica, no diagnóstico de transtornos mentais, como a esquizofrenia, representa uma transformação significativa na medicina. Essa abordagem busca analisar a fala dos pacientes com maior precisão, reduzindo erros de diagnósticos subjetivos e permitindo que os médicos identifiquem doenças de forma mais rápida e segura. A integração de medicina personalizada, bem-estar mental e tecnologia é fundamental para um futuro sustentável na saúde", explicou o Doutor.
Com uma programação diversificada, o congresso aborda os principais desafios e oportunidades do setor, discutindo temas como “Cuidado integral às pessoas que convivem com HIV”, “Serviço aeromédico em emergências climáticas” e “Governança de dados na revolução da IA”, além de tópicos sobre otimização da gestão hospitalar e reabilitação de pacientes.
O evento acontece até a próxima quinta-feira (10). Para mais informações, os interessados podem acessar o link: https://conheca.sereducacional.com/medicina-recife.
(Imagem: Armando Artoni)