Notícias
UNINASSAU e Instituto Banco Vermelho mobilizam Caravana Feminicídio Zero em Brasília Teimosa e Jaboatão
Em alusão à campanha Agosto Lilás, nos dias 21 e 22 de agosto, Brasília Teimosa e Jaboatão dos Guararapes recebem a Caravana Feminicídio Zero, respectivamente. A iniciativa é uma parceria da UNINASSAU e do Instituto Banco Vermelho (IBV) e conta com o apoio do Ministério das Mulheres, do Governo de Pernambuco e da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco.
Durante a ação, a Instituição de Ensino Superior oferta para as mulheres vítimas de violência consultorias jurídicas e psicológicas por meio de seus docentes dos cursos de Direito e Psicologia. Além disso, há a distribuição da cartilha Maria da Penha, entrega de materiais educacionais, roda de conversa sobre a quebra do ciclo da violência e distribuição de materiais do IBV.
“A Caravana Feminicídio Zero é um testemunho do nosso compromisso em oferecer apoio e acolhimento às mulheres vítimas de violência. O objetivo é proporcionar o suporte necessário para que elas possam superar a experiência traumática e reconstruir suas vidas”, comenta Sérgio Murilo Jr., diretor de Governança Social da UNINASSAU.
Para Andrea Rodrigues, presidenta do Instituto Banco Vermelho, o apoio de empresas privadas no enfrentamento da violência contra a mulher é fundamental. “Ter uma empresa do setor de educação apoiando nosso instituto é muito animador. É preciso lembrar que essa luta é coletiva e que todos são responsáveis por mudar esse cenário", declara.
Em Brasília Teimosa, a ação acontece no Centro da Mulher Pernambucana Júlia Santiago, na Rua Dragão do Mar, das 14h às 17h. Em Jaboatão dos Guararapes, ela ocorre no Viaduto de Prazeres. Informação sobre horário será divulgada em breve.
INSTITUTO BANCO VERMELHO - O Instituto Banco Vermelho (IBV) é uma entidade brasileira. Com fundação e início das suas atividades em novembro de 2023, seu propósito nasceu da inquietação de duas mulheres pernambucanas, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que, impactadas pela crueldade do feminicídio, transformaram o luto em luta.
Tendo como sua principal missão a luta pelo feminicídio zero, o IBV atua nacionalmente para engajar a sociedade civil e o poder público no enfrentamento à violência de gênero por meio de iniciativas de intervenção e ocupação urbana, projetos educativos, ações culturais e campanhas de mobilização, entre outras atividades e já está presente em mais de 10 estados brasileiros.
O Instituto Banco Vermelho já conta com uma Lei Federal (Nº 14.942), sancionada pelo Presidente da República em 31 de julho de 2024; um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério das Mulheres, assinado em agosto, que promove ações de enfrentamento à violência contra a mulher; além de Projetos de Lei aprovados em Recife-PE e Araguaína-TO e em tramitação no estado de Pernambuco.