Notícias
Praia Sem Barreiras leva crianças com câncer à praia
por: Mário Tavares
No mês das crianças, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em parceria com o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) e com apoio da Polícia Rodoviária Federal, realizou nesta segunda-feira (10) o sonho de duas crianças em tratamento de câncer.
Jefferson Luan, de 7 anos, e Ryel Cauã, de 8 anos, tiveram a oportunidade de conhecer a praia de Boa Viagem. O Praia Sem Barreiras - projeto gerido pelo Centro Universitário em parceria com a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e a Prefeitura do Recife (PCR) - tem por objetivo garantir o acesso ao lazer por meio da equiparação de oportunidade entre pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
Sergio Murilo, diretor de Governança Social da UNINASSAU, comemorou a ação. “Poder participar de um momento como esse é muito emocionante e satisfatório. Nesse Dia das Crianças não foram só eles que ganharam o presente, mas a gente também em poder acompanhar a força e alegria desses meninos”.
Para Vera Morais, oncologista pediatra e presidente do GAC-PE, foi um momento bastante especial. “Poder levar as crianças para sentir o cheirinho do mar, colocar os pés na areia, é, sem dúvidas, uma sensação única. Os momentos mais difíceis acabam ficando pequenos e esses momentos de alegria ocupam um lugar especial na vida deles”, disse.
Praia Sem Barreiras
O Projeto teve início em 2013 e conta com uma estrutura montada na areia com esteira especial para facilitar o acesso dos usuários, além das cadeiras anfíbias. Estas cadeiras possuem braços que funcionam como boias e cintos para não haver o risco de quedas. Toda a assistência é dada por estudantes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Turismo da UNINASSAU. Todos os voluntários passam por capacitações para poder atender melhor aos usuários.